Em todas as atividades desenvolvidas no AB Sabin, a ludicidade cumpre papel fundamental. Música, arte, brincadeiras e jogos ajudam a tornar mais atrativo o aprendizado e auxiliam a descoberta de si e do outro.
O brincar faz parte da criança, é uma atividade natural e espontânea, mas também necessária para o desenvolvimento do raciocínio, das habilidades motoras, da expressão corporal e da consciência emocional.
“Tudo o que as crianças aprendem é por meio da brincadeira. Elas exploram o mundo enquanto brincam. Assim, adquirem novos conhecimentos e aprendem a interagir com os colegas, em situações de cooperação e competição, que envolvem autonomia e resolução de conflitos”, explica a professora Raquel Alves.
Por meio de atividades diversas propostas pelas professoras e realizadas em diferentes espaços do AB Sabin, ou de momentos destinados ao livre brincar, os alunos socializam com os colegas e constroem sua própria identidade enquanto se divertem.
“Na classe, apresentamos diferentes jogos, condizentes com o conteúdo desenvolvido nas aulas. Na brinquedoteca, as crianças brincam livremente e soltam a imaginação usando os brinquedos disponíveis ou inventando histórias. No parque e no pátio, trabalhamos brincadeiras tradicionais como esconde-esconde, pega-pega e triciclo. Já na quadra e no espaço de eventos, proporcionamos brincadeiras mais dirigidas, que têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades específicas”, conta Raquel Alves.
Todo esse trabalho com jogos e brincadeiras que permeia o ciclo da Educação Infantil contribui para o desenvolvimento integral da criança, que, por meio de uma atividade tão natural de seu cotidiano, amplia seu conhecimento de mundo.