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Documentação Pedagógica

A partir da concepção de criança como ser ativo, criativo, que observa e questiona, as práticas pedagógicas da nossa escola buscam garantir o lugar central do aluno como produtor de conhecimento e cultura, por meio de uma intencionalidade educativa que se reflete na organização de tempos e espaços, interações, explorações e planejamento de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.

Nesse processo, a observação, o acompanhamento das conquistas e dos avanços e a escuta atenta a cada um e ao grupo são fundamentais para buscar e redirecionar caminhos que conduzam a aprendizagens significativas.

Tais princípios se aproximam dos ideais encontrados em diferentes propostas curriculares de pedagogias participativas, especialmente de Reggio Emilia, uma abordagem idealizada por Loris Malaguzzi, que tem como um dos pilares a Documentação Pedagógica.

A Documentação Pedagógica é um instrumento que materializa as vivências ocorridas na escola, como uma memória viva que conta a história pedagógica, na qual o protagonismo, a força da singularidade de cada criança e a potência do grupo são narrados, por mediação do educador.

Ela pode ser composta por registros, desenhos, fotos, vídeos, áudios, transcrições de falas dos alunos, produções artísticas e outros suportes que contem o processo vivido, contextualizado com boas reflexões.

Segundo Marques e Almeida (2011): “documenta-se para as crianças, para as famílias, para os educadores; documenta-se para avaliar a experiência, para produzir memória ou para comunicar”.

Observar, registrar, interpretar e refletir são ações que se relacionam e são inerentes ao ato de documentar. É um trabalho que envolve a ação docente como pesquisadora e curiosa, disposta a aprender, mudar rotas, ampliar pensamentos e enxergar a criança como ser que aprende e ensina. Nesse caminho, educador e educando constroem uma avaliação compartilhada, o que fortalece vínculos. Essas trocas reverberam por todo ambiente escolar, onde educadores compartilham entre si as experiências vividas, acentuando a cultura de grupo colaborativo.

Assim, entendemos a Documentação Pedagógica como um instrumento valioso e potente, que dá visibilidade ao processo de aprendizagem, comunica, forma a comunidade educativa, além de ser essencial a uma prática pedagógica humanizada e democrática.

Clique aqui e confira uma documentação que está em pleno processo de construção, guiando o grupo pelos caminhos da pesquisa e aprofundamento de temas que são de interesse da turma.

Referências bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

MARQUES, Amanda Cristina T. L.; ALMEIDA, Maria Isabel de. “A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades”. In: R. Educ. Pública articulada ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, v. 20, n. 44, pp. 413-2428, set./dez. 2011.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia et al. (Orgs.) Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 13-36.

PINAZZA, Mônica Appezzato; FOCHI, Paulo Sérgio. Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados. Revista Linhas. Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 184-199, maio/ago. 2018.

PROENÇA, Alice. O registro e a documentação pedagógica: entre o real e o ideal… o possível – 1 ed. São Paulo: Panda Educação, 2021.

TONELLO, Denise. Portfólio: Pra que te quero? São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

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