Notícias


Mão na massa e diversão na cozinha experimental

As aulas na cozinha experimental do AB Sabin possibilitam trabalhar de forma lúdica e prazerosa conteúdos de diversas áreas de conhecimento. “Nossas vivências culinárias são vistas como uma viagem fascinante a um divertido laboratório científico, onde muitas descobertas são feitas a partir do protagonismo das crianças e da mediação dos professores, que, além das questões conceituais, cuidam também da segurança durante o desenvolvimento das atividades”, explicam as professoras Ayni Shih e Gislaine Pereira.

Em Matemática, por exemplo, exploramos os eixos de números e grandezas e medidas. Na área de Natureza e Sociedade, o levantamento de hipóteses e a exploração de experiências científicas. Já em Linguagem Oral e Escrita, o trabalho envolve o estudo de características do texto instrucional (receitas) e hipóteses de leitura, por meio de índices e marcadores já conhecidos pelos alunos.

De acordo com as professoras Daniela Frigatto e Ivania Buonamice, “nas aulas de culinária, as crianças exercitam, por meio da discussão e do ‘colocar a mão na massa’, a contraposição de ideias e a partilha de informações, construindo, assim, o conhecimento do grupo acerca de conceitos como temperatura, mudança de estados físicos, classificação, entre outros”.

Outro objetivo das atividades realizadas na cozinha experimental é conscientizar as crianças sobre a importância de ter uma alimentação saudável, que proporcione qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, privilegiamos receitas com frutas e legumes, mas também não deixamos de lado alimentos de que os pequenos gostam, como pizza, por exemplo.

Acreditamos que o aprendizado por meio dos sentidos tem fundamental importância na primeira infância, e deve ser incentivado na escola. Por isso, priorizamos a realização de trabalhos efetivos com culinárias que estimulam os sentidos das crianças de forma divertida!

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também