Notícias


O AB Sabin está respirando sustentabilidade

Envolver, engajar e responsabilizar. Esse tem sido o nosso objetivo desde que decidimos fortalecer ainda mais o desenvolvimento de ações sustentáveis aqui no AB Sabin, envolvendo, engajando e responsabilizando as crianças, as famílias e os colaboradores do Colégio.

A sustentabilidade sempre foi um de nossos pilares e esteve presente nas atividades pedagógicas trabalhadas com todas as turmas da Educação Infantil. Contudo, em 2018, quando demos início a uma frutífera parceria com a Reconectta, passamos a respirar sustentabilidade.

Por meio de cursos de formação promovidos pela Reconectta, tivemos contato com o embasamento teórico necessário para ampliar nossa atuação nessa área. A partir dos conhecimentos adquiridos, e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, planejamos e aprimoramos projetos pedagógicos e ações sustentáveis para todas as séries e para a escola, com foco na transformação de espaços e pessoas.

Tudo começa com pequenas ações
Para colocar a sustentabilidade em prática, não é preciso desenvolver ações grandiosas. Os projetos sustentáveis acabam surgindo a partir de desafios reais que detectamos em nosso dia a dia aqui na escola:

1. Para diminuir o consumo de papel, substituímos os bilhetes impressos enviados via agenda pelo ClassApp, aplicativo escolar para envio de mensagens.

2. Substituímos os copos plásticos por copos biodegradáveis. Os alunos já usavam squeezes em sala de aula e, agora, nossos colaboradores utilizam canecas ou copos biodegradáveis fornecidos pela escola. Os visitantes e a comunidade familiar também são envolvidos nesse processo.

3. Para fomentar ainda mais o conceito de consumo consciente, no Café da Manhã de Dia das Mães, as homenageadas ganharam uma caneca de presente, e seus convidados utilizaram os copos biodegradáveis.

4. Nas festas de aniversário feitas em sala de aula, os alunos e as famílias são convidados a trazer apenas o bolo, a fim de diminuir a geração de lixo e o consumismo.

5. Na Páscoa, em vez de cada aluno receber um ovo de chocolate, cada turma ganhou um delicioso ovo da Coelhinha Leia, que foi compartilhado pelas crianças num momento muito especial. A partilha trouxe à tona princípios de consumo consciente e valorização das relações interpessoais.

6. Nossos alunos também são responsáveis por manter a sala de aula limpa, principalmente depois da hora do lanche. Além de separar o lixo em orgânico e reciclável, eles recolhem a sujeira do chão e das mesas.

7. As turmas também seguem cuidando da nossa horta e da composteira, projetos criados com o Prêmio Impacta Sabin e que terão continuidade.

8. Cada vez mais, promovemos a utilização de materiais recicláveis nas atividades pedagógicas, como lacres de latas de alumínio, rolinhos de papelão e latas de leite.

9. Todas as turmas participam de atividades com foco na alimentação saudável. No Pré I, agora, as receitas preparadas durante as aulas são trazidas pelos próprios alunos.

10. Para trabalhar a questão da diversidade cultural, nossos alunos do Integral estão fazendo um verdadeiro mergulho na cultura indígena, conhecendo hábitos e costumes.

11. Este ano, lançamos uma campanha para arrecadar lacres de latas de alumínio, que serão trocados por uma cadeira de rodas. A ação faz parte da Campanha #NãoéMito do Instituto Entre Rodas. No corredor principal, disponibilizamos várias caixinhas de acrílico, que todos podem rechear de carinho em forma de lacres.

12. E ainda queremos colocar em prática ações como: arrecadação de livros para o projeto Estante Literária e criação de uma mini cisterna, um berçário de sementes e uma horta orgânica.

A sustentabilidade que buscamos começa com a percepção de que precisamos cuidar do ambiente em que vivemos e das pessoas que fazem parte dele. Não se trata apenas de separar e reciclar o lixo, preparar receitas aproveitando cascas de frutas ou diminuir o consumo de papel. Também é essencial exercitar a empatia, ou seja, olhar para as pessoas com quem convivemos e perceber e valorizar a importância que elas têm na nossa vida, cultivando uma convivência harmoniosa.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também