Desenvolvimento Infantil


O desenvolvimento da oralidade

A aquisição e o desenvolvimento da oralidade são marcos importantes na vida das crianças e envolvem habilidades que ultrapassam a simples repetição de sons ou palavras.

Desde que nascem, elas participam de situações comunicativas, interagindo por meio de sorrisos, choro, esticando os bracinhos, pedindo algo com as mãos e outros recursos validados pela interpretação e pelo reforço dos adultos com que convivem.

Gradativamente, ampliam os meios expressivos, enriquecem o seu vocabulário e, dessa forma, comunicam-se com uma clareza progressiva, constituindo-se como ser singular e pertencente a um grupo.

A linguagem oral tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que as crianças expressam sentimentos, organizam pensamentos, trocam experiências, interpretam o mundo, entre outras coisas, e o mais importante, participam ativamente de práticas sociais.

Sabendo de tudo isso, como pais, temos dúvidas: como devo incentivar meu filho nesse processo? Qual a contribuição da escola?

O percurso de aprendizagem pressupõe parceria e troca. Assim como todas as linguagens, a oral não poderia ser diferente: as crianças aprendem enquanto vivem e convivem.

Na nossa escola, a oralidade é trabalhada e desenvolvida nas interações, nas brincadeiras e em práticas pedagógicas planejadas com objetivos voltados ao desenvolvimento das capacidades comunicativas. Rodas de conversas e de histórias, caixas surpresas, brincadeiras de tradição oral, partilha de escolhas e decisões coletivas são alguns exemplos de propostas. Nelas, as crianças conversam, relatam, comparam, recontam, argumentam, ampliam o vocabulário, escutam, enfim, são encorajadas a se expressarem em toda sua grandeza, o que contribui para o fortalecimento da autoestima, à medida que fazem por si só.

O gesto educativo está voltado a incentivar a criança a se expressar com o potencial do qual já seja portadora e, nesse sentido, a escola entra como ambiente propulsor, com intencionalidade em cada proposta vivenciada.

Já os pais podem incentivar as crianças com conversas, pedindo que contem como foi o seu dia, por meio de histórias e brincadeiras faladas e estimulando o convívio com outras crianças e adultos, pois quanto mais estiverem expostas a situações significativas de comunicação, maiores serão os avanços.

O mais importante é que todos os envolvidos na educação de uma criança saibam que, sendo a linguagem um ato culturalmente construído, a qualidade das interações e experiências sociais pelas quais ela passará serão fundamentais para o seu desenvolvimento.

Comentários

Raphael

03/08/2022 - 11h08

A linguagem oral tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que as crianças expressam sentimentos, organizam pensamentos, trocam experiências, interpretam o mundo, entre outras coisas, e o mais importante, participam ativamente de práticas sociais.

Deixe seu comentário

Leia também