Notícias


O desenvolvimento do hábito da leitura em casa

As experiências com a literatura, desde a tenra idade, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, o estímulo à imaginação e a ampliação do conhecimento de mundo. Aqui na Escola, reservamos diversos momentos na rotina para garantirmos o encontro entre as crianças e os livros. Mas essa tarefa também pode e deve ser desenvolvida em casa.

Aproveitamos as comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, para compartilhar uma lista de recomendações para a promoção do hábito da leitura no ambiente familiar:

  • Tenha títulos diversos à disposição da criança;
  • Procure reservar um momento do dia para ler com os pequenos, em uma hora em que a casa esteja calma e em um espaço aconchegante. Geralmente, na hora de dormir temos o momento mais propício, justamente pela calmaria. Assim, conseguimos a atenção plena;
  • Deixe que a criança escolha a história, ainda que seja a mesma por vários dias, isso é comum e importante. Mas, de vez em quando, combine ler dois livros: o que ela escolheu e um que você escolheu, assim vai-se ampliando o repertório;
  • Procure livros com ilustrações e textos mais curtos. Também se pode ler livros mais longos, mas dividindo em partes: “hoje leio uma parte, amanhã outra e assim por diante”;
  • Procure descobrir um tema de interesse e invista nessa categoria. Exemplo: seu filho adora dinossauros. Então, sempre que puder, compre um livro desse tema para ele. Mas não só. Um do tema de que ele gosta e um que pelo qual você se encante e queira apresentar-lhe;
  • Promova a leitura também entre os adultos. Deixem que os pequenos vejam que os pais ou seus responsáveis também gostam de ler e reservem um momento para isso. O exemplo é poderoso!
  • Para a aquisição de livros com uma atitude mais consciente com relação ao consumo, sugerimos comprar livros, mesmo os infantis, em sebos. Você encontrará ótimos livros, até novos.
  • Se um dia ou outro a criança não quiser ler, não tem importância. O mais relevante é a persistência do hábito, a constância e o estímulo. “Hoje você não quer ler um livro? Então, amanhã lemos. Combinado?”
  • Se puder, faça assinatura de uma revista ou jornal impresso. Receber e curtir essas leituras também estimula o hábito da leitura (adulto e infantil).

Esperamos que aproveitem as sugestões e tenham momentos deliciosos de compartilhamento de histórias e afeto.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também