Notícias


Por que ensinar sustentabilidade para as crianças?

Quanto mais cedo abordamos o tema sustentabilidade com as crianças, maiores são as chances de conscientizá-las e engajá-las para que, futuramente, sejam protagonistas de soluções positivas em relação ao planeta e ao bem-estar coletivo, extrapolando os muros da escola.

Esse é o nosso objetivo com os alunos da Educação Infantil! Aqui no AB Sabin, os pequenos desenvolvem valores e ações de sustentabilidade desde o Maternal. Eles fazem a separação dos resíduos em orgânicos e recicláveis, aprendem a cultivar diferentes alimentos na horta, são estimulados a seguir uma alimentação saudável e aproveitar o alimento de maneira integral e praticam ações sociais.

Na horta, as crianças aprendem a cultivar e a cuidar de ervas e temperos que depois serão utilizados para fazer chás, bolos e outras receitas nas aulas de culinária. E todas as turmas participam: uma faz a plantação das sementes, a outra fica responsável por regar, reforçando a ideia de que o coletivo é um dos principais pilares da sustentabilidade.

Em nosso bosque, o trabalho desenvolvido com os alunos também é muito concreto. Por meio do contato direto com a natureza, eles ampliam diversas habilidades: pisam na grama, sentam, buscam nas árvores frutíferas elementos que vão utilizar para fazer uma pintura ou uma receita.

Seja valorizando o contato com a natureza, seja fortalecendo vínculos e relacionamentos saudáveis, todos os projetos que desenvolvemos com as crianças estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU:

1. Erradicação da Pobreza
2. Fome Zero e Agricultura Sustentável
3. Saúde e Bem-estar
4. Educação de Qualidade
5. Igualdade de Gênero
6. Água Potável e Saneamento
7. Energia Acessível e Limpa
8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
10. Redução das Desigualdades
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
12. Consumo e Produção Responsáveis
13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
14. Vida na Água
15. Vida Terrestre
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17. Parcerias e Meios de Implementação

Para saber mais sobre os ODS, acesse: http://www.agenda2030.com.br/sobre/

Daniela Franco Claris
Professora do Pré I.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também