Notícias


Projeto Acolher: Experiências fortalecedoras de laços e de escuta

A pandemia suspendeu abruptamente a convivência dos pais dentro do ambiente escolar. Pensando em formas de minimizar essa distância, a equipe pedagógica construiu o “Projeto Acolher”, que tem por objetivo fortalecer a escuta, a convivência em família e o vínculo com a escola.

Segundo Silvia Adrião, diretora do AB Sabin, antes da pandemia, os pais tinham contato constante com a escola, vindo trazer ou buscar os filhos. “Devido aos protocolos de prevenção à Covid-19 esse vínculo presencial foi rompido e sentimos a necessidade de criar o Projeto Acolher para que os pais se sentissem dentro da escola e vissem, mesmo que de forma on-line um pouco do dia a dia das crianças”, enfatiza Silvia.

Aula aberta com o Pré II

A aula aberta foi realizada ao vivo pelo canal do Youtube. Os pais receberam o link e puderam acompanhar os aprendizados que os alunos tiveram relacionados ao meio ambiente, às artes e a personagens encantados. “Foi a forma que encontramos de trazer os pais para dentro da escola sem que eles precisassem sair das suas casas”, afirma Silvia.

Para além da escola

Em parceria com o Reconectta e aproveitando a Semana do Meio Ambiente, foi realizada uma palestra com o tema “Criança e natureza: quais são os principais benefícios e as alternativas possíveis para a conexão das crianças com a natureza”. A atividade on-line foi ministrada por Livia Ribeiro, engenheira ambiental pela Unesp. Outra ação que está prevista é a “Meditação em família: momentos para acalmar o coração”, com a professora de yoga Luiza Mello. A atividade, também on-line, será aberta a toda a comunidade escolar.

“Todas as atividades foram pensadas para a prática da escuta e também como uma forma de expandir as ações realizadas dentro da escola para o ambiente familiar”, conclui Silvia.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também