Notícias


Qual é a importância do trabalho interdisciplinar?

Descobrir e experimentar o mundo a partir de situações concretas e reais do cotidiano: esse é um dos principais objetivos da Educação Infantil.

A partir da percepção do eu, do outro e dos objetos ao seu redor, a criança se apropria e compreende os eventos que fazem parte do seu dia a dia. Tal exposição, no entanto, não se dá de modo estanque e fragmentado, mas de maneira complexa e dinâmica. É nesse contexto que a interdisciplinaridade desempenha um papel de grande importância nos primeiros anos escolares.

Aqui no AB Sabin, nós, professores, detectamos os pontos em comum de cada disciplina para estabelecer conexões e trocas de experiências entre diferentes áreas do conhecimento. Assim, surgiu o projeto “Mochileiros: Experimentando o Mundo”, desenvolvido pela equipe do Período Integral-Estendido, que é um ótimo exemplo desse tipo de trabalho com foco na construção do conhecimento compartilhado.

As atividades do projeto proporcionam aos nossos alunos uma imersão na cultura, nos hábitos e costumes dos países abordados, além de vivências relacionadas ao universo da Arte, Ciência e Literatura. A cada trimestre, eles conhecem artistas, cientistas e escritores desses países, sua biografia e suas obras. A partir de desenhos, experimentos e receitas culinárias, mergulham no mundo da investigação.

O produto final são alunos envolvidos, curiosos e interessados em aprender cada vez mais. Durante as aulas, percebemos a emoção deles a cada descoberta e vemos que eles se tornam investigadores do seu próprio conhecimento!

Silvana da Silva Brito Pinheiro
Professora do Período Integral e Estendido.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também