Proposta Pedagógica


O papel da escola das infâncias é promover aprendizagens por meio de propostas desafiadoras, complexas e inspiradoras para as crianças. Propostas que elas possam vivenciar de corpo inteiro, mente e emoção.

Pela concepção de criança que temos, competente e ativa, e com base nas mais recentes pesquisas sobre o desenvolvimento infantil, todo o trabalho da escola é pautado na Ludicidade, na Investigação e na promoção de diferentes Linguagens.

Círculos do AB Sabin

Ludicidade, Investigação e
Linguagens

O currículo da escola, formulado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, está organizado por Campos de Experiências, que indicam quais são as vivências necessárias para que as crianças aprendam e se desenvolvam de forma integral. São eles:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Os Campos de Experiências são correlacionados, e uma mesma vivência pode promover aprendizagens em dois ou mais campos simultaneamente.

Com base nas expectativas de aprendizagem de cada Campo de Experiência e nos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, organizados pelo MEC, os educadores planejam e promovem tempos, espaços e situações que fomentam as aprendizagens e que permitem que as crianças entrem em contato com os mais variados temas de forma aprofundada.

As experiências precoces de domínio de conhecimentos podem formar a base de uma disposição permanente para buscar a compreensão em profundidade sobre tópicos que mereçam atenção no decorrer de toda a vida. (Baseado no livro “As cem linguagens das crianças”)

Considerando a riqueza das pesquisas e propostas realizadas sob essa abordagem, fazemos uso da Documentação Pedagógica como recurso para dar visibilidade às inúmeras descobertas que ocorrem no cotidiano escolar. Fotos, desenhos, pinturas, áudios, registros escritos e variadas produções são usados para contar as histórias pedagógicas das crianças e das turmas e dão subsídios para que os educadores aprimorarem o trabalho.

A criança enxerga algo ordinário com olhos extraordinários.

Malaguzzi

Conheça os Períodos

Escola AB Sabin

Av. Martin Luther King, 2280
Vila São Francisco
São Paulo – SP

(11) 3716.5666